A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Luciene Aparecida Suzi Labadessa, Aparecido Silvério Labadessa, Luciana Jardim de Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo estudar e analisar, qual o perfil dos clientes e suas exigências nos dias atuais e como as empresas precisam investir em treinamentos de capacitação dos seus colaboradores em busca de manter os clientes e conquistar novos. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, e pesquisas on-line em sites especializados no assunto em busca de detectar quais são os princípios básicos relevantes para um bom atendimento ao cliente, conhecer quais são os tipos de clientes que existem, o que o cliente espera ao entrar em uma empresa e onde as empresas precisam investir para alcançar excelência na qualidade ao atendimento ao cliente. Os dados permitiram diagnosticar quais são os motivos que levam uma empresa a perder clientes: 1% por falecimento, 5% por mudança de endereço, 5% por amizades comerciais, 10% por maiores vantagens oferecidas pelo concorrente, 14% por reclamações não atendidas e 65% por indiferença do pessoal que o atende na empresa, ou seja , falta de qualidade no atendimento. Clientes da atualidade sabem o que querem, sabem quais são seus direitos junto ao código do consumidor, estão cada vez mais exigentes e selecionadores, as empresas devem estar atualizadas e preparadas para receberem esses clientes. A presente pesquisa possibilitou a maximização do entendimento do novo perfil dos clientes, sabendo-se que o mercado esta em constante mudança, fazendo-se necessário uma urgente mudança da visão dos gestores atuais, focando-se no cliente e buscando investir na implantação de treinamentos e reciclagens a seus colaboradores para melhor atender e proporcionar a satisfação do cliente.


Texto completo:

PDF

Referências


ABDALA, João. Consultor do SEBRAE disponível em www.sebrae.com,br acessado em 08 junho 2008.

BOGMAN, Itzhak Meir. Marketing de Relacionamento:estratégias de fidelização e sua implicações financeiras. São Paulo: Nobel,2002.

CARVALHO, Pedro Carlos de. Administração mercadológica. 1.ed. Campinas: Editora Alínea. 1999.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo, Cobra Editora de Marketing, 2003.

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, disponível em www.planalto.gov.br acessado em 10 de junho 2008.

HALLGREN, Arivaldo. AZEVEDO, Gustavo Carrer . PEREIRA, Jorge Luiz da Rocha e ANDRADE,Renato Fonseca de, As quarenta perguntas mais freqüentes do empresário. disponível em www.sebrae.com.br acessado em 08 junho 2008.

KOTLER, Philip. Administração e Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1991.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística. 10º edição. São Paulo: Prentice Hall, 2000

MARQUES , Fábio. Guia prático da qualidade total em serviços. São Paulo: APMS, 1997,1ed.

RODRIGUES, Valter. Varejo na era digital. Seu negocio está mudando. Você já sabe o que fazer?., São Paulo:Globo,1998,2ed.

SOUZA, Caroline Lourenço; FRENHANI, Daniela Aparecida. Qualidade no Atendimento como fator de Crescimento Empresarial: Estudo de caso da empresa Microsal. Monografia de Conclusão de Curso. Curso de Graduação de Administração. Faculdade Cenecista de Capivari – CNEC. 56p., 2010, disponível em libdig.cneccapivari.br/index.php?option=com_rubberdoc...format, acessado em 07 de julho de 2011.




Faculdades Associadas de Ariquemes

Rua Capitão Silvio, nº 2738 – Setor Grandes Áreas

Ariquemes – RO Fone: (69) 3535-5005 (69) 3535- 5008