A ATUAÇÃO DO LÍDER NA GESTÃO DE PESSOAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

MARIA ANTONIA RAMOS COSTA, CAMILE STÉFANI VIEIRA

Resumo


O papel do líder é cada vez mais importante na organização, principalmente em tempos de mudança, ele, exerce papel importante nessa construção dos espaços organizacionais, na medida que é facilitador das discussões e questionamento do grupo. Sua importância na organização entrelaça com as novas formas de como precisa ser visto seu trabalho, colocando em prática suas habilidades, competências e as novas formas de gerenciar. Este estudo é, uma revisão bibliográfica que aborda os variados aspectos e características do líder no exercício da sua gestão. Tendo em vista que, o objetivo é realizar uma reflexão sobre o papel e atuação no ambiente organizacional, bem como o desenvolvimento de uma gestão exigida para esse novo tempo, seja através da sua atuação, ações e comportamentos ou até mesmo provocando mudanças em várias dimensões na organização.

 


Palavras-chave


Administração

Texto completo:

PDF

Referências


ACADEMIA PEARSON. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

BANOV, Márcia Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. São Paulo: Atlas, 2008.

BASS,B.M;AVOLIO,B.Transformationalleadershipandorganizationalculture:PublicAdministrationQuarterly, v. 17, p. 112-121, 1993.

BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração – construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

BATEMAN, Thomas S. Administração: novo cenário competitivo. São Paulo: Atlas, 2011.

BERGAMINI, Cecília. Liderança: Administração do Sentido. São Paulo: Atlas, 1994.

CARDOSO JUNIOR, W. F. A Inteligência Competitiva Aplicada nas Organizações do Conhecimento como Modelo de Inteligência Empresarial Estratégica para Implementação e Gestão de Novos Negócios. Tese de Doutorado. 209. Florianópolis: UFSC, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração dos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com pessoas: transformando o executivo em um excelente gestor de pessoas. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando pessoas: O passo decisivo para a administração participativa. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO. Recursos humanos na empresa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, Cláudia Patrícia Silvério Fragas. Liderança eficaz: pessoas motivadas e felizes, organizações saudáveis. São Paulo, 2002.

HERSEY, Paul e BLANCHARD, Kenneth. Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da Liderança Situacional. Tradução de Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1986.

KOHN, Alfie. Punidos pelas recompensas: os problemas causados por prêmios por produtividade. Tradução de Cecília Whitaker Bergamini e Maria Helena Steiner. São Paulo: Editora Atlas, 1998.

PESTANA, Maria Cláudia. et al. Desafios da sociedade do conhecimento e gestão de pessoas em sistemas de informação. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 2, p. 77-84, maio/ago. 2003.

ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional. Tradução de Christina Ávila Menezes. 8ª ed., Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999.

TRACY, Diane. 10 princípios para o empowerment: um guia prático para a delegação de poder e energização de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

WHEATLEY, Margareth J. Liderança e a nova ciência: Aprendendo organização como um universo ordenado. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Editora Pensamento-Cultrix, 1999.

XIMENES, Sérgio. Dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Edioro, 2001.




Faculdades Associadas de Ariquemes

Rua Capitão Silvio, nº 2738 – Setor Grandes Áreas

Ariquemes – RO Fone: (69) 3535-5005 (69) 3535- 5008