CORRENTES FILOSÓFICAS E A CONSTRUÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO

Alexandre de Freitas Carneiro

Resumo


Este relato de experiência traz reflexões de aprendizado na disciplina Correntes Filosóficas tanto para a vida pessoal, como cidadão, quanto para a vida de pesquisador deste analista, a partir de pensadores como Sócrates, Aristóteles, Descartes, Popper, Hume e Habermas. Especificamente, trata um pouco mais destes dois últimos: a construção social de Hume e a Teoria do Agir Comunicativo de Habermas, bem como a sua ideia de discurso, comunicação e esfera pública. Tais pensamentos e teorias filosóficas podem servir de suporte para uma gestão democrática participativa, na gestão de políticas públicas na educação estadual e municipal, com participação cidadã efetiva, em especial pelos conselheiros gestores de educação, que consideramos os sábios, de acordo com o ensino de Sócrates. Estes sábios devem liderar esse debate no espaço público, no intuito de alavancar as avaliações e análises de políticas públicas educacionais, para a construção social desse setor, objeto de pesquisa de tese deste analista, com intuito de identificar relações entre a eficiência das aplicações dos recursos destinados à função de governo Educação dos estados e o desenvolvimento humano.


Palavras-chave


Educação; Estados; Habermas; Hume; Políticas públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


FARIAS NETO, Pedro Sabino. Ciência política: enfoque integral avançado. São Paulo: Atlas, 2011.

GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões de nossa época; v. 32).

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da Esfera Pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

______. Teoria do Agir Comunicativo: racionalidade da ação e racionalidade social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. Vol. I.

______. Teoria do Agir Comunicativo: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução de Flávio B. Siebeneichler. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. Vol. II.

KLEINMAN, Paul. Tudo que você precisa saber sobre filosofia: de Platão e Sócrates até a ética e metafísica, o livro essencial sobre o pensamento humano. Tradução Cristina Sant'Anna. São Paulo: Editora Gente, 2014.

WERLE, Denilson Luis. Razão e democracia: uso público da razão e política deliberativa em Habermas. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, Edição Especial, p. 149-176, 2013.




Faculdades Associadas de Ariquemes

Rua Capitão Silvio, nº 2738 – Setor Grandes Áreas

Ariquemes – RO Fone: (69) 3535-5005 (69) 3535- 5008