A CONTRIBUICÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE EM ALUNOS DO 4º AO 5º ANO

Francisco Tadeu Reis de Souza

Resumo


A pesquisa teve como objetivo primário verificar a dificuldade das crianças com obesidade na pratica da atividade física. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino particular com crianças na faixa etária de 09 e 10 anos. Para a realização da pesquisa solicitamos uma autorização da equipe gestora da instituição dos pais e dos alunos. O instrumento utilizado para a realização da pesquisa foi um questionário misto, que foi entregue aos professores e alunos e teste de IMC. Nas aulas de Educação Física, observamos os exercícios aplicados, como são desenvolvidas as atividades e como os alunos com obesidade executam os exercícios propostos e como estão sendo desenvolvidas as atividades aplicadas pelos docentes no intuito da prevenção da obesidade. Para esta observação utilizamos uma ficha para avaliação de acompanhamento das aulas. Os testes foram aplicados na sala de aula para que pudéssemos ter uma mensuração peso e altura o IMC (índice de massa corporal/ anexo) que nos deu condições de saber o nível de obesidade.A pesquisa foi realizada com uma população de alunos do gênero masculino e feminino na faixa etária de 09/10anos e tivemos como amostra um total de 10 alunos do gênero masculino e 10 alunas do gênero feminino, perfazendo um total de 20 alunos e 01 docente de Educação Física, que totalizou uma amostragem de 21 participantes. Concluímos que a obesidade tem como aliado a ausência da realização da atividade física e com isso os alunos possuem um grande impedimento em não participar das aulas de Educação Física, por causa do desconforto e do medo na realização dos exercícios.


Palavras-chave


Atividade Física – Prevenção a saúde - Obesidade

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, C. F. S, ET AL. Obesidade e outros distúrbios alimentares, 2º ed. Rio de Janeiro. Editora Medsi, 2002.

BARBOSA, VLP. Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. Barueri, SP. Manole, 2009.

BETTI, I.R. Manual de ginástica respiratória e natação. 2ª edição. Rio de Janeiro. Sprint, 1996.

CELESTRINO, Juliana Oliveira. COSTA, André dos Santos Revista. A Prática de Atividade Física entre escolares com a prática de atividade física entre escolares com sobrepeso e obesidade sobrepeso e obesidade. Mackenzie de Educação Física e Esporte – Volume 5, número Especial, 2006.

FINLEY M. e LANDLESS P. Viva com esperança: segredo para ter saúde e qualidadede vida, 1º ed. São Paulo. Editora ABDR Casa Publicadora Brasileira, 2014.

FREIRE,João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da Educação Física. São Paulo: Scipione, 1997.

GALLAHUE, David, DONNELY, Frances Clelande, Educação física desenvolvimentista para todas as crianças, Editora Phorte 4ª ed. 2008, São Paulo SP.

GONÇALVES, A. VILARTA, R. Qualidade de vida e atividade física: explorando teoria e prática. Barueri-SP. Manole, 2004.

KAMEL, D. KAMEL. J. G. N. Nutrição e atividade física, 4º ed. Rio de Janeiro. Editora Sprint, 2003.

LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientifica. 5ª. Ed. São Paulo-SP. Atlas, 2006.

MOREIRA, Evando Carlos, Educação física escolar: propostas e desafios II,editora,Fontoura 1ª ed. 2006, Jundiaí SP.

NAVARRO, A.C. ALMEIDA, R. Futsal. São Paulo. Phorte, 2008

NICZ, E. Peso & prazer, liberte-se. São Paulo. Iglu, 1992.

SILVA, Renato André de Souza da. Construção e Calibração de uma bicicleta de ciclismo In-door com graduação de carga. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. 2006.

TEIXEIRA, L. Atividade física adaptada e saúde da teoria a pratica, São Paulo. Editora Phorte, 2008.




Faculdades Associadas de Ariquemes

Rua Capitão Silvio, nº 2738 – Setor Grandes Áreas

Ariquemes – RO Fone: (69) 3535-5005 (69) 3535- 5008